Sabia que homens também têm varizes?

Se você pensa que as varizes são um problema exclusivamente feminino, está enganado! Estudos internacionais revelam que 20% das pessoas acometidas por varizes são do sexo masculino e um a cada 5 homens sofrem deste mal.

Assim, inchaços dores e sensação de peso nas pernas não são sintomas sentidos apenas por mulheres e a disfunção nas válvulas das veias que fazem o sangue circular na direção contrária do normal é mais comum em homens do que imaginamos.

Causas das varizes em homens

As varizes são causadas principalmente por sobrepeso, sedentarismo, posições constantes (como passar longos períodos sentado ou em pé) e hereditariedade e, no caso dos homens, pode ser mais difícil de perceber sua presença porque se escondem entre os pelos das pernas.

Com isso, a preocupação por tratá-las acaba aparecendo somente quando os sintomas estão evoluídos, as dores e a sensação de cansaço passam a atrapalhar atividades simples do cotidiano e a rotina, e o quadro já está avançado.

Vale salientar que a questão genética é a que mais impacta no surgimento das varizes, por isso, o histórico familiar da doença é sempre relevante e aumenta a necessidade de procurar um especialista vascular e realizar exames para investigar o problema.

Tratamentos para as varizes masculinas

Dois procedimentos são mais comuns para o tratamento de varizes: o laser endovenoso e a escleroterapia. Veja os detalhes de cada um deles:

·         Laser endovenoso:

É realizado com a introdução de uma agulha na veia que leva a fibra ótica de laser de diodo para seu interior. Com isso, a ação térmica faz com que o vaso dilatado seja fechado e absorvido pelo corpo.

·         Escleroterapia com espuma densa

É realizada com a aplicação de uma substância para secar os vasos, o que pode ser feito em diferentes sessões para eliminar o máximo de varizes possíveis.

  • Cirurgia convencional

É realizado com anestesia raqui e tem tempo de recuperação mais prolongado do que as outras técnicas. As veias são retiradas por microincisões na pele e o tempo de cicatrização varia de 7 a 15 dias.

 

A definição da melhor terapia é feita pelo especialista e a recuperação tende a ser bastante rápida, já que as técnicas estão cada vez menos invasivas.

Deve-se considerar que a doença é progressiva, não tem cura e exige tratamento continuado. Por outro lado, a falta de tratamento das varizes pode acarretar problemas mais graves, como trombose, flebite, úlcera, perda de pelos e inchaço excessivo nas pernas.

Como prevenir o surgimento das varizes
A melhor forma de cuidado é sempre a prevenção. Mas como prevenir varizes?

  • A alimentação balanceada colabora no equilíbrio do peso, o que diminui as chances de aparecimento da doença;
  • Praticar atividades físicas regularmente, além de propiciar o combate à obesidade, fortalece os músculos, o que facilita o bombeamento do sangue de forma mais eficaz;
  • Se você trabalha sentado ou em pé, se movimente de hora em hora para melhorar a circulação do sangue;
  • Fazer alongamentos diariamente.

Outros fatores, como o tabagismo e o uso de hormônios podem contribuir para o quadro de varizes. Assim, evitar todos esses comportamentos que fazem mal e levar uma vida saudável é essencial.

É importante divulgar os tratamentos entre os homens, a fim de que se atentem para os sintomas e possam evitar problemas como inchaço nas pernas, hemorragias,  escurecimento e endurecimento da pele, e assim poderem realizar o tratamento adequado.

Castedo Instituto Vascular trabalha com tratamento venosos, arteriais e acessos vasculares de última geração. Além de todos os exames e diagnósticos necessários para cuidar da sua saúde.

Estamos à disposição de todos os pacientes, proporcionando cada vez mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Possuímos atendimento especializado em tratamentos vasculares e estética vascular. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *