Por que é Importante Tratar os Vasinhos?

Chamamos de varizes as veias que estão dilatadas e tortuosas e que, muitas vezes, podem se tornar visíveis na superfície da pele. Os “vasinhos”, se assemelham uma teia de aranha e são uma variação suave de varizes. É preciso prestar atenção nos “vasinhos”, pois eles podem ser um anúncio de uma doença venosa mais grave. 

Os vasinhos deixaram de colaborar para o bom funcionamento do sistema circulatório, e dependendo do grau, podem vir associados com vasos que podem prejudicar a circulação, evoluindo para problemas graves. Nesses casos, quando retiradas, costuma ocorrer tanto melhora na drenagem dos membros inferiores quanto a sensação de peso. Esses vasos mais calibrosos causam desconforto, e entre as principais queixas clínicas estão dor, “queimação”, sensação de peso e de cansaço nas pernas, além de edema (inchaço) na região do tornozelo. Por isso, quem sofre desse problema costuma descansar as pernas em almofadas ou travesseiros, deixando-as mais altas que o corpo, principalmente quando faz parte da rotina ficar muito tempo em pé ou sentado.

Ainda é preciso prestar atenção nos fatores de risco que estão relacionados aos vasinhos:

  • Idades de 30 e 70;
  • Gravidez;
  • Histórico familiar de varizes;
  • Obesidade;
  • Ortostatismo (ficar muito tempo em pé).

O diagnóstico de vasinhos e varizes é feito através de uma história clínica e exames físicos detalhados. A intensidade e gravidade da doença é avaliada com a realização de um ultrassom duplex, exame que permite avaliar a estrutura das veias e também estudar o fluxo sanguíneo através das mesmas. Este exame é indolor e não invasivo, podendo durar em média 40 minutos. 

Existem diversas opções de tratamento de vasinhos e varizes, sendo necessário discutir com o médico qual a mais recomendada para cada caso. O Castedo Instituto Vascular trabalha com tratamento venosos, arteriais e acessos vasculares de última geração. Além de todos os exames e diagnósticos necessários para cuidar da sua saúde. 

Já preparou seu check-up? O Castedo Instituto Vascular está à disposição de todos os pacientes, proporcionando cada vez mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Possuímos atendimento especializado em tratamentos vasculares e estética vascular. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *