Os benefícios do pilates relacionados à prevenção de doenças vasculares

Os benefícios do pilates relacionados à prevenção de doenças vasculares

 

Neste artigo, vamos mostrar como o Pilates pode ser uma ótima alternativa para combater doenças vasculares, como varizes. Confira!

Respiração X Circulação

Uma das bases dos exercícios do pilates é a atenção com a respiração, que deve ser feita adequada e conscientemente, pois é um ponto-chave para melhorar a circulação sanguínea.

As principais veias do nosso corpo são localizadas próximas a músculos e, quando nos exercitamos, fazemos contrações. Exercitando os músculos, as veias são comprimidas e empurram o sangue para o resto do corpo. Se a expiração não for feita no momento certo, o ar reprimido aumentará a pressão, prejudicando o retorno do sangue ao coração.

Por isso, é importante que a respiração/expiração do ar seja feita de maneira coordenada com o exercício.

Atividades de alto impacto x pilates

As atividades de alto impacto podem ser prejudiciais para aqueles que têm problemas circulatórios e varizes, ao contrário do pilates, que pode ser considerado um aliado.

O pilates é uma atividade física sem restrições e benéfica para todas as pessoas de qualquer idade. Isso porque os exercícios são executados respeitando o condicionamento e as limitações de cada praticante.

Ainda, o aumento gradativo da intensidade permite adaptar o corpo para o próximo nível de forma equilibrada, evitando a sobrecarga.

Benefícios do pilates

As varizes podem ser consideradas a parte aparente das doenças circulatórias, mas o pilates, assim como outras atividades físicas, podem ajudar a prevenir outras que agem de forma silenciosa, como:

  • Aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias;
  • Acidente vascular cerebral, em que ocorre o rompimento de uma artéria.

Para manter sua circulação funcionando adequadamente, algumas práticas indicadas são as seguintes:

  • Controlar a alimentação;
  • Não fumar;
  • Praticar atividades físicas leves a moderadas.

 

O pilates é um exercício que trabalha o corpo e a mente, unindo atividades físicas a novos comportamentos e hábitos que são incorporados ao dia a dia, melhorando a qualidade de vida, além de ser um grande aliado na prevenção das doenças vasculares.

Você tem varizes? Precisa tratar ou investigar doenças vasculares?

O Castedo Instituto Vascular está à disposição de todos os pacientes, proporcionando cada vez mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Possuímos atendimento especializado em tratamentos vasculares e estética vascular. Fale conosco!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *