Entenda qual é o melhor tratamento para os seus vasinhos ou varizes!

Chamamos de varizes as veias que estão dilatadas e tortuosas e que, muitas vezes, podem se tornar visíveis na superfície da pele. Os “vasinhos” se assemelham a uma teia de aranha e são uma variação suave de varizes. Se não tratados podem complicar à medida que o sangue se acumula ou o tecido local deixa de receber oxigênio e nutrientes suficientes. 

O diagnóstico de varizes é feito através de uma história clínica e exames físicos detalhados. A intensidade e gravidade da doença é avaliada com a realização de um ultrassom doppler, exame que permite avaliar a estrutura das veias e também estudar o fluxo sanguíneo através delas. Este exame é indolor e não invasivo, podendo durar em média 40 minutos. Após identificar a presença de varizes, existem 7 diferentes tratamentos: 

ESCLEROTERAPIA: É um procedimento que consiste na injeção de uma substância esclerosante no vaso, visando causar uma irritação em sua parede, tendo como consequência sua eliminação. 

CLACS: É uma técnica que une a escleroterapia ao laser transdérmico e resfriamento da pele. O objetivo é possibilitar um tratamento mais completo, eficaz e menos incômodo. 

RADIOFREQUÊNCIA TRANSDÉRMICA: Consiste no uso de um aparelho que emite ondas de radiofrequência que aquece as veias em seu interior (40C° a 85C°) através de uma ponta de uma agulha introduzida no interior do vaso. 

TRATAMENTO COM ESPUMA DENSA: É indicado para casos de veias varicosas, além de pacientes com alto risco anestésico. A espuma densa é produzida com o uso de produtos medicinais padronizados e a aplicação é realizada com o auxílio do ultrassom Doppler. 

CIRURGIA CONVENCIONAL DE VARIZES: O procedimento envolve uma microincisão (1mm) ao lado da veia e com uma agulha de crochê cirúrgica se retira o segmento doente.

TRATAMENTO DE VARIZES POR ENDOLASER: É um novo método, no qual uma fibra óptica é inserida dentro da veia a ser tratada, e o feixe de laser que se encontra na ponta desta fibra libera luz infravermelha fazendo as veias se contraírem conforme a fibra é tracionada para fora desta. 

TRATAMENTO DE VARIZES COM RADIOFREQUÊNCIA: É um procedimento novo que utiliza ondas de radiofrequência geradas por um eletrodo para fechar a veia.

Cada tratamento tem um foco diferente e melhor opção só poderá ser indicada após a avaliação do Cirurgião Vascular. Já preparou seu check-up esse ano? O Castedo Instituto Vascular está à disposição de todos os pacientes, proporcionando cada vez mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Possuímos atendimento especializado em tratamentos vasculares e estética vascular. Fale conosco! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *