As varizes podem voltar depois do tratamento?

Embora ocorram com mais frequência em pessoas mais velhas, as varizes podem ocasionalmente aparecer também em pessoas mais jovens.

A esperança da maioria dos pacientes que se submetem aos tratamentos de varizes é que os resultados durem para o resto da vida, mas de acordo com médicos vasculares certificados, nem sempre é o caso.

Existem muitos procedimentos de última geração disponíveis para o tratamento de varizes, incluindo o tratamento de varizes por radiofrequência e o tratamento de varizes por endolaser, o que significa que nem sempre é necessário se submeter a um procedimento cirúrgico para tratar suas varizes.

No entanto, as perguntas que precisamos fazer são “se você decidir se submeter a esses tipos de tratamento, é uma solução permanente para suas varizes? As varizes vão voltar?” Para responder a isso, precisamos examinar os tratamentos e seus efeitos com um pouco mais de detalhes.

O que são varizes?

As varizes são veias superficiais dilatadas, causadas por um enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos.

Eles podem afetar qualquer vaso sanguíneo no corpo, mas aparecem principalmente na parte inferior das pernas.

As varizes podem variar de mirovarizes (pequenas veias dilatadas na superfície da pele) a veias maiores como as varizes tronculares (originadas das safenas e de veias perfurantes)

Elas normalmente surgem como resultado do sedentarismo, de ficar sentado ou em pé por muito tempo, onde o aumento da pressão desce pelas pernas, causando disfunção valvar e levando à dilatação dos vasos sanguíneos.

Por que as veias varicosas reaparecem?

Uma rede de artérias transporta o sangue do coração para o resto do corpo.

As artérias transportam sangue oxigenado para nossos tecidos e, em seguida, as veias devolvem o sangue ao coração.

Esse mecanismo funciona porque minúsculas válvulas dentro das veias auxiliam no retorno do sangue para cima, como se fossem andares de um elevador. Assim o sangue vai subindo até o coração por etapas.

No entanto, a idade, a obesidade ou um estilo de vida sedentário podem causar o enfraquecimento das válvulas, resultando em refluxo venoso.

O refluxo venoso significa que o sangue ao invés de subir com o elevador até o coração ele desce, gerando acúmulo e sobrecarga nas veias da perna e causando a sua dilatação.

O resultado são varizes salientes que causam dor, inchaço e uma sensação de peso nas pernas.

Na maioria dos casos, as varizes respondem favoravelmente ao tratamento.

Mas se você tiver uma recorrência, pode ser devido a um dos quatro motivos:

 

  • Mais de um tratamento é necessário

O refluxo venoso pode estar presente em mais de uma veia. Embora o tratamento tenha fechado uma veia afetada para que o sangue flua para outras mais saudáveis, as veias varicosas podem surgir nas veias não tratadas.

Nesses casos, um ultrassom pode localizar todas as veias afetadas em suas pernas para que o máximo possível possa ser tratado de uma vez.

  • Está em seus genes

Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver veias varicosas devido à genética.

Apesar do tratamento, as varizes podem reaparecer porque a condição é crônica.

Se você tem uma predisposição genética para varizes, seu médico especialista em veias irá discutir métodos para prevenir a recorrência ou aumento do número de varizes.

Perder peso, fazer exercícios e usar meias de compressão podem aliviar os sintomas e minimizar a formação de novas veias varicosas.

Microvarizes causando vasinhos

  • Surgem novos fatores de risco
  • As varizes podem reaparecer porque os fatores não presentes durante o seu tratamento inicial evoluem anos após o tratamento.

    Se você ganhou peso ou engravidou, você aumenta suas chances de desenvolver varizes.

    Mais uma vez, o seu especialista irá detalhar como você pode diminuir as chances de retorno das varizes.

  • Varizes tratadas abrem novamente
  • O tratamento das varizes visa interromper o fluxo sanguíneo na veia afetada. No entanto, a veia tratada pode começar a bombear sangue novamente, o que faz com que apresente sintomas de veias varicosas.

    O corpo também constrói novos vasos sanguíneos após uma lesão ou cirurgia, o que pode preparar o terreno para o desenvolvimento de novas varizes.

     

    Se você está pensando em tratamento para veias varicosas pela primeira vez ou está lidando com uma recorrência, os especialistas do Castedo Instituto Vascular o ajudarão a escolher a terapia certa.

    Garantiremos que você se sinta confortável com sua decisão, para que possa aproveitar a vida sem varizes. Contate-nos hoje para uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *