Venosos

Tratamento de varizes com radiofrequência

Tratamento de varizes com radiofrequência

O tratamento de varizes por radiofrequência é um procedimento novo que utiliza ondas de radiofrequência geradas por um eletrodo para fechar a veia. Um cateter é inserido na veia a ser tratada e alocado na posição adequado, utilizando-se de imagens de ultrassom. Logo após, libera-se a onde de radiofrequência dentro da veia e o cateter é retirado lentamente. A energia de radiofrequência aquece a veia levando a sua oclusão.

Com o tempo, as veias que foram fechadas são reabsorvidas pelo próprio organismo.

Neste procedimento não são necessários cortes somente uma pequena punção na veia a ser tratada.

Complicações: complicações graves após o tratamento por radiofrequência são muito raros.

A tromboflebite: o tratamento por radiofrequência gera o aquecimento da parede da veia e consequentemente a sua inflamação. Essa reação pode causar a formação de coágulos dentro das veias tratadas ou daquelas próximas gerando um cordão endurecido e muitas vezes doloroso. Naturalmente, essa reação inflamatória e o coágulo são absorvidos pelo próprio organismo com o passar dos dias.

A lesão do nervo: como os nervos passam próximos as veias, a sua lesão pode ocorrer gerando uma região adormecida em alguns locais da pele. Geralmente essa sensação regride e melhora com o passar de alguns meses.

Queimaduras: as queimaduras da pele podem ocorrer devido ao intenso calor gerado pela radiofrequência, no entanto são muito raras de acontecer.

Trombose venosa profunda (TVP): A TVP é um coágulo de sangue que se forma nas veias profundas da perna e pode ser evento perigoso quando ocorre a migração deste coágulo para os pulmões. O risco de ter uma trombose venosa profunda após a radiofrequência é muito baixo, mas alguns casos já foram relatados.

Conheça sobre
Nossa Equipe

Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.


Conheça mais sobre nossa equipe