Exames

Ultrassom com doppler

Ultrassom com doppler

Ultrassom duplex (padrão+doppler)

O ultrassom é um exame diagnóstico indolor, não invasivo, livre de radiação que utiliza ondas sonoras de alta frequência para fazer imagens de tecidos do corpo.

Ultrassom Duplex utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens que diferenciam entre os tecidos moles do corpo e suas estruturas cheias de fluido. Um dispositivo chamado transdutor que se conecta a um computador e um painel de controle emite ondas de ultrassom são dirigidas através da pele e para dentro do corpo. Quando as ondas sonoras atingem estruturas do corpo, ecoam e, em seguida, viajam de volta para o transdutor. Um computador analisa os ecos, o tempo que leva para viajar, e a sua distância a partir do transdutor e produz uma imagem bidimensional, em tempo real, da forma e estrutura dos vasos sanguíneos.

Ultrassom duplex combina a tecnologia de ultrassom padrão e ultrassom Doppler, que utiliza curtas rajadas de ondas ultrassônicas para produzir imagens da direção e velocidade do fluxo de sangue. Ultrassom duplex permite aos médicos medir a velocidade do fluxo sanguíneo e ver imagens da estrutura do vaso sanguíneo através do qual o sangue flui.

Sendo assim, permite diagnosticar e analisar as doenças que afetam esses vasos, sendo uma ferramenta para planejar terapias cirúrgicas e minimamente invasivas. Este exame pode ser utilizado para avaliar as veias e artérias do pescoço, dos braços, pernas e também abdômen.

 

Orientações para Exame

Este exame é indolor, portanto não há motivos para preocupação. Geralmente não há nenhuma restrição de alimentos ou líquidos antes do ultrassom duplex ser realizado. Caso necessário, você será informado. Traga no dia, os laudos e exames realizados anteriormente, pois eles fazem parte da sua avaliação. Os dados comparativos informam sobre a evolução ou regressão da sua doença.

 

Fatores de Riscos

Não existem riscos conhecidos associados ao exame.

 

O que Esperar

O exame de ultrassom duplex é realizado em nossa clínica e também em alguns procedimentos cirúrgicos. Para a sua realização, aplicamos sobre a pele a ser examinada, um gel específico para este exame, que aumenta a condução de ondas sonoras e sua recepção. Sobre o gel, um transdutor é pressionado gentilmente no local analisado, permitindo sua mobilização pelas áreas a serem avaliadas, produzindo assim imagens nítidas dos vasos sanguíneos. Durante o exame, muitas vezes você escutará um som parecido a um sopro. Este som é a tradução do fluxo sanguíneo analisado pelo equipamento do computador. O exame dura geralmente 30 minutos, mas pode varia dependendo da estrutura a ser examinada.

 

Orientações Após Exame

Por ser um exame não invasivo, após a ultrassonografia duplex, os pacientes podem retomar a suas atividades normais.

Conheça sobre
Nossa Equipe

Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.


Conheça mais sobre nossa equipe