Exames

Flebografia

Flebografia

Uma flebografia é uma radiografia que permite avaliar a anatomia de uma veia. Durante este teste, um contraste contendo iodo é injetado, mais frequentemente, em uma pequena veia na parte superior do pé ou da mão. Utilizando-se de raio-x, podemos detectar o contraste injetado e assim visualizar as veias.

O teste é normalmente realizado em caráter ambulatorial.

A flebografia, por ser um procedimento invasivo deve ser realizado somente nos casos em que os exames não invasivos não foram conclusivos ou quando é necessário a avaliação de estruturas venosas, como as válvulas.

As flebografias são realizadas também para guiar alguns procedimentos endovasculares, bem como para ajudar na programação pré-operatória.

 

Orientações Pré-Teste

Nenhuma preparação especial é normalmente necessária para uma flebografia.

No dia anterior ao exame, é importante hidratar-se para diminuir os riscos de complicação renal pelos efeitos do contraste.

É muito importante, que você informe seu médico sobre alergias, principalmente, se houver alergia relacionada ao iodo.

Este exame não é recomendado para mulheres grávidas, portanto, você deve informar seu médico sobre sua gestação.

 

Fatores de Risco

Os seguintes fatores aumentam o risco de insuficiência renal, uma complicação possível da flebografia:

  • Idade avançada;
  • Diabetes mellitus;
  • Mieloma múltiplo, um tipo de câncer do sangue;
  • Desidratação;
  • Insuficiência renal.
 

O Que Esperar

Para a realização deste procedimento é necessário realizar depilação da área que será puncionada.

Um anestésico local é injetado no local da punção para que você não sinta nenhuma dor.

Após a punção venosa, um cateter é inserido nesta veia, e o contraste é injetado. Não se preocupe se notar uma sensação de calor logo após a injeção do contraste, esta é uma sensação comum nesse período do exame.

O raio-x é então realizado. Nesse momento é muito importante que você siga as orientações e que permaneça o mais imóvel possível, para que o exame seja breve.

Após as radiografias serem tomadas, o cateter é retirado e o local é comprimido por 10 a 20 minutos para parar qualquer sangramento.

O teste geralmente leva entre 30 e 90 minutos.

 

Orientações Pós-Teste

Após o exame, é necessário ficar em observação por algumas horas para detectar qualquer complicação, como sangramentos ou reações alérgicas. É importante a ingestão de líquidos para limpar o contraste do organismo mais rapidamente.

Este exame deve ser interpretado e realizado por um especialista.

 

Complicações

Muito raramente, a injeção do contraste pode deslocar coágulos localizados nessas veias ou pode causar a formação de coágulos nas mesmas. Outros riscos são relacionados ao efeito do contraste, e incluem reações alérgicas e problemas renais.

Conheça sobre
Nossa Equipe

Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.


Conheça mais sobre nossa equipe