Exames

Arteriografias

Arteriografias

A arteriografia utiliza raios-x para visualizar a anatomia das artérias do corpo e também é conhecido como angiografia. Este é, geralmente, um procedimento ambulatorial. Para criar imagens de raios-x, é necessário injetar um contraste através de um cateter (tubo fino e flexível) que é inserido por uma artéria da virilha ou do braço, permitindo realizar imagens das artérias que desejamos estudar. O corante faz com que os vasos sanguíneos sejam visíveis no raio-x, e as imagens resultantes são usados para diagnosticar doenças vasculares, ajudar no planejamento de tratamentos cirúrgicos, ou até mesmo guiar cirurgiões durante os tratamentos.

 

Orientações Pré-Exame

Para se preparar para uma arteriografia, os pacientes são aconselhados a:

  • Parar de tomar aspirina (AAS) ou medicamentos anticoagulantes vários dias antes do procedimento
  • Beber muito líquido no dia anterior ao exame
  • Evitar comer ou beber depois da meia-noite antes do exame
  • Estar com um acompanhante no dia do procedimento
 

Fatores de Risco

Potenciais complicações incluem sangramento excessivo no local da punção, reações alérgicas, insuficiência renal e obstrução arterial causada pela placa rompida.

Fatores de risco para complicações incluem:

  • Alergia ao iodo, que pode causar uma reação ao corante;
  • Problemas renais (porque o contraste pode causar danos aos rins).
 

O Que Esperar

A arteriografia geralmente leva de 1 a 3 horas para ser realizada, além de 2 a 6 horas em observação depois. O procedimento é quase indolor, mas envolve um leve desconforto devido a punção arterial inicial e pela posição deitada sobre uma superfície dura por um longo período de tempo. Para a realização deste procedimento é necessário realizar depilação da área que será puncionada. Um anestésico local é injetado no local da punção para que você não sinta nenhuma dor. Após a punção arterial, um cateter é inserido nesta veia, e o contraste é injetado. Não se preocupe se notar uma sensação de calor logo após a injeção do contraste, esta é uma sensação comum nesse período do exame. Os resultados são frequentemente disponíveis dentro de várias horas do teste.

 

Orientações Pós-Exame

Depois de realizadas todas as imagens de raio-x, o cateter é removido e o braço ou perna no qual o cateter foi inserido deve permanecer parado e ereto durante algumas horas. Em casa, os pacientes podem:

  • Retomar uma dieta normal;
  • Continuar bebendo líquidos extras por 1 a 2 dias;
  • Manter o braço ou a perna estendidos;
  • Evite banhos quentes ou duchas por pelo menos 12 horas após o exame;
  • Evite atividades físicas como subir escadas, dirigir e caminhar.

A maioria dos pacientes pode retomar suas atividades normais dentro de 1 ou 2 dias.

 

Complicações Possíveis

Durante a fase de recuperação, o paciente pode apresentar náuseas, vômitos ou tosse. O paciente deve informar o médico se surgirem complicações. Estas incluem sangramento, dor ou inchaço no local onde o cateter foi inserido, e dor, dormência ou frieza no braço ou na perna afetados.

Conheça sobre
Nossa Equipe

Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.


Conheça mais sobre nossa equipe