Arteriais
Aneurisma de aorta abdominal

Aneurismas menores que 5,5 cm em diâmetro e que não causam sintomas podem ser monitorados regularmente, em intervalo de aproximadamente 6 meses, utilizando-se de exames de ultrassom ou tomografias.
Pessoas com aneurismas pequenos e que são hipertensos devem ser medicados e acompanhados clinicamente para controle da pressão arterial, conduta que pode reduzir o risco de crescimento e rotura do aneurisma.
Cirurgia Convencional
O tratamento cirúrgico convencional envolve a abertura da cavidade abdominal e o reparo da área enfraquecida da aorta por um tubo de tecido industrializado (prótese sintética). Geralmente, os pacientes que passam por este tipo de cirurgia ficam internados por 5 a 10 dias, e podem levar de 2 a 3 meses para se recuperarem e voltarem as suas atividades normais.
Cirurgia Endovascular
A cirurgia endovascular do aneurisma de aorta abdominal consiste no implante de um tubo sintético (endoprótese) com estruturas metálicas no interior da aorta. Este tubo é alocado utilizando-se cateteres inseridos em pequenos cortes nas virilhas. A endoprótese permite então o redirecionamento do fluxo sanguíneo sem que este exerça pressão na parede doente do aneurisma.
A indicação do tratamento endovascular é minuciosa e leva em consideração tanto os aspectos clínicos quanto anatômicos do paciente. A utilização de programas de reconstrução tridimensional das imagens de tomografias permite realizar medidas precisas dos tamanhos das endopróteses, sendo parte indispensável da programação cirúrgica.
Confira nossos
Tratamentos & Exames
Conheça sobre
Nossa Equipe
Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.
