Doenças vasculares

Varizes e vasinhos

Varises e vazinhos

As veias são vasos sanguíneos responsáveis por trazerem o sangue das extremidades e órgãos do corpo para o coração e pulmões. Muitas delas apresentam válvulas que ajudam na drenagem do sangue, sendo que nas pernas um dos principais responsáveis por esse retorno sanguíneo é a musculatura da panturrilha. Os músculos da perna (bomba da panturrilha) quando se contraem geram uma compressão nas veias fazendo com que o sangue se mova em sentido ao coração.

Chamamos de varizes as veias que estão dilatadas e tortuosas, que podem muitas vezes tornaram-se visíveis na superfície da pele.

As telangectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, parecem uma teia de aranha, e são uma variação suave de varizes. Podem surgir desde a adolescência e até mesmo em pessoas de idade mais avançada. Geralmente os vasinhos não surgem isoladamente, e em muitos casos estão em comunicação com outros vasos maiores que são mais profundos.

As varizes não tratadas podem causar diversos sintomas dentre eles cansaço, coceira ou peso nas pernas. Em casos graves, as veias varicosas podem levar ao inchaço nos tornozelos e até as úlceras.

 

Fatores de Riscos

Os fatores de risco para varizes são:

  • Idades de 30 e 70;
  • Gravidez;
  • História familiar de varizes;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Ortostatismo (ficar muito tempo em pé).

As varizes que se desenvolvem durante a gravidez muitas vezes desaparecem dentro de um ano após o parto, no entanto, gestações múltiplas podem aumentar o risco de desenvolver varizes em uma mulher.

 

Sintomas

Alguns dos sintomas de varizes são:

  • Alterações na pele (manchas escuras e vermelhidões);
  • Aparecimento de pequenos aglomerados de veias nas pernas;
  • Sensação de dor, peso ou queimação nas pernas;
  • Inquietação nas pernas doentes;
  • Cãibras noturnas.

Pessoas com varizes significativas apresentam risco aumentado de trombose venosa profunda (TVP). A TVP pode causar inchaço súbito e dor nas pernas, o que exige atenção médica imediata.

 

Diagnóstico

O diagnóstico de varizes é feito através de uma história clínica e exames físicos detalhados. A intensidade e gravidade da doença é avaliada com a realização de um ultrassom duplex, exame que permite avaliar a estrutura das veias e também estudar o fluxo sanguíneo através das mesmas. Este exame é indolor e não invasivo, podendo durar em média 40 minutos.

Conheça sobre
Nossa Equipe

Os irmãos Pedro e Ricardo Castedo formaram-se em Medicina e Especializaram-se em Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduados pela PUC-SP e Unicamp, dedicaram-se a carreira médica para poder proporcionar maios saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Saiba mais sobre nossos médicos em Equipe.


Conheça mais sobre nossa equipe